Os blogs do Sapo vão fechar. Em Janeiro a notícia bateu-me como uma facada. É mais um fim - e eu estou cansada de fins que me parecem precoces. Enquanto empresária percebo a decisão: num mundo que se quer rápido, os blogs são caracóis e tartarugas que nunca ganham a corrida. E nenhuma empresa quer estar a investir num universo perdedor, não é? Mas, enquanto pessoa, dói-me profundamente. Passei mais de metade da minha vida em convivência diária com esta plataforma e é duro saber que vão deixar de existir.
Não é só um blog. Aliás, não foram só vários blogs. Foi a forma como me moldaram o futuro à epoca em que os escrevia. Foi aqui que percebi que gostava de escrever e que o fazia de uma forma bastante competente; foi aqui que vi que se calhar era mais das letras do que das ciências. Mas também foi aqui que conheci pessoas, foi aqui que tive oportunidades únicas que são raramente oferecidas ao comum mundano, muito menos a uma adolescente. Os blogs ensinaram-me compromisso, responsabilidade e o significado de dedicação. Estão cunhados na minha vida porque não foram só uma passagem: foram crescimento.
O blog vai continuar. Aliás, do ponto de vista formal vai deixar de ser um blog e passar a ser um pomposo site, sem prefixos ou sufixos. Será só https://entre-parentesis.pt/ - mas continuará aquilo que sempre foi, na sua autenticidade e inconsistência que o tem pautado nos últimos anos. Nunca me passou pela cabeça deixar ir para o éter tudo aquilo que aqui escrevi: seria o equivalente a queimar os meus diários. E queimar o nosso passado é rejeitarmos quem somos hoje.
O site, que comecei a preparar em Janeiro, devia estar pronto, lindo e brilhante - mas não está. Já lhe dediquei muitas horas, mas a minha inexperiência em Wordpress fez com que queimasse horas, pestanas e demasiados inputs no ChatGPT - e, mesmo assim, que tudo ainda esteja longe do que ambiciono. Porque há uma coisa certa sobre esta vida que agora vivemos, tão cheia e assoberbante: não tem que ver com tempo, tem que ver com prioridades. E, sobre mim, há outra coisa a acrescentar: eu sou boa a trabalhar sob pressão e se ela não existe... eu crio-a, ou espero para fazer as coisas num tempo em que ela passe a existir.
Não o faço premeditadamente, mas quando olho em redor e vejo outras coisas pendentes, com datas mais próximas... mudo rapidamente o chip e já estou noutra, só voltando quando alguma coisa na tarefa inicial começa a apertar. Sou assim desde que me lembro: nunca fiz os trabalhos de casa com antecedência, nunca estudei para o teste com semanas de avanço; sou assim na vida, no trabalho e em todo o meu percurso escolar. E, no meio disto tudo, há duas verdades: a primeira é que tento sempre contrariar-me e fazer as coisas com antecedência (e não consigo) e a segunda é que, até hoje, não me lembro de falhar - ou, pelo menos, fazê-lo redondamente. Por isso, apesar do site não estar pronto, dos arquivos não estarem completos e de as coisas não estarem como desejo, achei que devia forçar-me a esta mudança - priorizá-la, porque em Julho os blogs fecham as portas e eu tenho mesmo de pôr pés ao caminho.
São engraçados os contra-ciclos da vida: uma das minhas ambições para 2026 era escrever um post por semana. Na verdade, tenho todos os textos prontos e editados sobre o cruzeiro que fiz há um ano: mas não me fez sentido continuar a publicar sabendo que iria ter de migrar tudo, que estava a alimentar algo já moribundo. Já há algum tempo que também pensava organizar melhor este blog, com a parte das viagens e dos meus roteiros mais estruturada, e percebi que estava muito limitada sendo isto apenas um blog. "Apenas" é uma forma de expressão. Foi muito mais do que "apenas" - foi imenso. Mas, como em tudo na vida, está na altura de andar para a frente - e aproveitar esta tristeza, pegar nela, e aproveitar para crescer.
Mas, claro, é inevitável que o final desta jornada seja triste. Mas, habituada a finais prematuros e difíceis, já sei qual a minha missão: sobrepor a felicidade de tudo o que aconteceu à tristeza de estar tudo prestes a acabar. Por isso proponho uma viagem "down the memory lane". Uma compilação que nunca fiz de tudo o que os blogs, direta ou indiretamente, me deram.
Esta é a minha história com os blogs do Sapo e não acaba aqui: acaba no dia em que eu decidir parar de escrever; acaba no dia em que já me tiver esquecido do Twilight e a jornada que aqueles filmes me proporcionaram. No fundo, provavelmente, só acaba quando eu morrer. Por isso, sem mais demoras, vamos lá:
Entrei no Twilight Portugal a 25 de Agosto de 2009 - dia em que a minha sobrinha mais nova nasceu. Fui integrada na equipa como tradutora de alguns textos (entrevistas, textos cortados de livros, etc.) mas rapidamente me tornei num dos membros que mais publicava no blog.

O Twilight Portugal é, ainda hoje, um dos blogs que considero mais bonitos e mais bem construídos. À época era muito à frente do seu tempo: tinha menus e diferentes cabeçalhos de cada vez que se fazia refresh na página. Fiz muitos deles - são mais de 600. Às vezes fazia refresh durante minutos seguidos só para ir vendo as fotos a correr e me ir deliciando com a aleatoriedade daquilo que me era mostrado.

Pouco depois de ter entrado no blog foi lançado o DVD do Lua Nova. A FNAC, querendo aproveitar o fulgor comercial que a saga tinha na altura, dava-nos a oportunidade de organizarmos os eventos de lançamento. A época do Lua Nova foi, de longe, o pico da loucura - e o salão da FNAC do NorteShopping estava a abarrotar pelas costuras. Fizemos um concerto, um momento de dança surpresa e um concurso de máscaras. Foi muito marcante para mim embora hoje em dia me lembre de muito pouco - só do caos, do barulho e do meu nervosismo. Tinha 14 anos e tinha um crachá de organizadora - é óbvio que me lembro de pouco!

Foi também no final do ano que nasceu o meu primeiro blog, que não era o Entre Parêntesis. Chamava-se "Mais Confusa Que a Confusão" e era sobre uma miúda bastante madura para a idade mas com o coração muito confuso. Era eu.

Em 2010, com apenas 15 anos, fui convidada para ir à televisão promover o Eclipse, que saía em Junho desse ano. Foi uma ida com muitas peripécias e eu estava extremamente nervosa - principalmente porque o programa era apresentado pelo Mário Augusto, personalidade que sempre admirei. Revi a entrevista pela primeira vez enquanto escrevia este post, 16 anos depois de a ter feito, e ainda me sinto constrangida - mas sei que fiz o melhor que soube à época e foi um privilégio ter sido convidada. Não fui, de certeza, a melhor ou a mais eloquente, mas talvez tenha sido a mais apaixonada sobre o assunto. Na altura dei também uma entrevista à Antena1.

Em 2010 estive, pela segunda vez, com alguém que se viria a tornar uma amiga para a vida - daquelas que estão lá nos bons e nos maus momentos, embora a 300km de distância. Ela costuma dizer que fui a sua primeira filha, pois conheceu-me com apenas 14 anos (e ela com o dobro da minha idade), mas a passagem do tempo esbate potenciais diferenças e hoje continua a ser o melhor presente que tudo isto me deu. Adoro-te Cátia!

Em 2011 nasceu o Entre Parêntesis (EP). Foi o primeiro blog que assumi para o público - os que tivera antes eram meio que secretos, com conteúdo que eu não queria que se associasse a mim. Com o EP convidei todos os que queriam a ler-me e passei a escrever sabendo que todos à minha volta o liam; tinha mais filtros do que anteriormente mas aprendi a conviver bem com eles - de tal forma que esse registo se mantém praticamente intacto até hoje.

Em 2012 cumpria o sonho de uma vida de adolescente: vi o meu ídolo ao vivo! Mais uma vez o Twilight Portugal foi em peso - tão em peso que nunca tinha visto tanta adolescente doida junta e me deu um ataque de pânico quando o Robert Pattinson estava a desfilar na passadeira vermelha. Os gritos, os empurrões e o efeito sardinha enlatada fizeram o meu cérebro explodir durante uns minutos e lembro-me de muito pouco para além da alegria de estar com pessoas de quem gostava muito e do orgulho que sentia por aquela comunidade que ali estava construída. Na fotografia, a Francisca, eu e a Andreia - as três admintradoras do Twilight Portugal à época.
Na altura apareci na revista Maria (acho eu?), que tenho guardada nas profundezas de uma caixa de memórias. Que pérola!

Também em 2012 acabava a série de filmes Twilight - a segunda parte do "Amanhecer" saiu em Novembro e assim se começou a esmorecer a loucura. O blog já não era o que foi e o número de visitas já diminuía drasticamente - mas havia fiéis seguidoras! Por isso, penso que em Dezembro, juntamo-nos num restaurante italiano em Lisboa e celebramos a paixão que nos unia. Foi um dia muito estranho mas muito diferente; a sensação de nos sentirmos compreendidos e acolhidos dentro de um grupo constrastava com o facto de não conhecermos, efetivamente, as pessoas desse grupo. A vida online tem estas dinâmicas estranhas.

Acho que foi também em 2012 que recebi o meu primeiro "salário". As pessoas normais trabalham num café, são hospedeiras em eventos ou ajudam um familiar na sua empresa - já eu recebi um cheque da Google pela publicidade que fazíamos no blog. O meu pai, percebendo a importância do momento, tirou-me esta foto no meu habitat natural - o meu quarto - com o cheque em mãos. No banco nunca tinham visto tal - foi muito divertido.

As duas fotos seguintes foram tiradas em Lisboa, ambas para lançamentos de DVD's na Fnac Colombo, e eu já não tenho a certeza das datas nem de que filme era qual. Na altura, já com o fandom em queda, só se fez lançamentos especiais na capital - mas o Twilight Portugal continuava a fazer parte das organizações. Penso que foi em 2012 e 2013.


Assim era a plataforma dos blogs em 2014:

Com muito tempo livre e jeito para a coisa, mudava de looks do blog com bastante frequência. Em 2014 o Entre Parêntesis tinha esta aparência:

E em 2015 era assim:

Em 2018, no aniversário dos 10 anos do Twilight, o Jornal de Notícias foi a minha casa fazer uma reportagem muito engraçada com toda a "memorabilia" que tinha - e ainda tenho - de toda essa época. Ao contrário do que é comum em mim, não a guardei - o que é pena, pois a reportagem estava mesmo muito gira.

Em 2017 fiz a minha primeira viagem sozinha e vi a minha cara na capa dos blogs do sapo. Não foi a primeira vez e não havia de ser a última. A curadoria que o Sapo (e o Pedro, mais em específico) foi fazendo ao longo dos anos foi um grande impulsionador para este e para tantos outros blogs - algo que ainda hoje agraço imenso. Era um orgulho enorme de cada vez que me deparava com algo escrito por mim no grande destaque ou nos pequenos quadradinhos da homepage. Ou, até, no sapo.pt - sítio onde, uma vez, o meu sogro viu uma foto minha em lua de mel, num post que havia sido destacado, e ficou tremendamente confuso. Foi uma risota!

Para além do dinamismo que os destaques provocavam, ainda fiz duas rúbricas (se a memória não me falha) com a equipa do Sapo: o "Como eu blogo" e o "Meet the Blogger", que ainda podem ser lidas nos links. (Mas, infelizmente, não por muito tempo).

Em 2016 fui convidada pela revista "I Like This" a escrever sobre a minha experiência na Finlândia - o que foi curioso, uma vez que este foi dos países que menos gostei de visitar. Mas foi o abrir de uma porta muito importante e que eu queria muito para a minha vida - escrever em papel. Achei que era o início de algo muito bom - mas não foi. Foi só uma porta que se abriu e se fechou e eu continuei aqui, só no online.

Em 2015 e 2017, respetivamente, o Entre Parêntesis era assim:


Em 2023 recebi uma mensagem no instagram da Sónia Morais Santos, autora do blog Cocó na Fralda, muito conhecido em tempos. Nesta altura tinha uma newsletter semanal no Observador e ainda hoje é uma influencer reconhecida por muitos. A mensagem era sobre um texto que eu havia escrito sobre não querer ter filhos, dizendo que tinha gostado muito e que ia colocar um trecho no seu texto, devidamente creditado. Fiquei muito feliz, mas não o promovi na altura - não é um tema sobre o qual, hoje em dia, me apeteça falar ou hastear bandeiras. A minha opinião mantém-se, mas não o digo com o peito cheio de alegria. Cheguei a receber convites para ir a daily shows falar sobre esta questão, mas recusei sempre. O texto da Sónia pode ser lido aqui, mas só para assinantes do Observador.

O último look do blog é este - este é aquele que vai ficar algures perdido no éter.

E esta é a plataforma dos blogs ao dia de hoje - uma imagem para daqui a muitos anos recordar, como tantas outras que hoje vos mostrei aqui. Este blog alberga 4109 posts e 16230 comentários. O Twilight Portugal conta com 100583 posts e 167727 comentários. Tenho vários outros blogs - alguns vou migrar para uma plataforma mais simples que o wordpress, outros vão simplesmente cair no esquecimento.

Eis a Carolina de 2009 e a Carolina de 2026:


Foi bom enquanto durou - 17 anos. Obrigada por tudo! Vemo-nos do outro lado!
(este post, para já, fica só aqui - entretanto será migrado também para o outro lado)
(a todos os visados neste post e fotografias, alguns que não mencionei por não me recordar do nome, peço desde já desculpa por publicar algo sem autorização... mas achei que a ocasião era mercedora de tais partilhas!)