A escritora Fabiane Guimarães, autora do substack Tristezas de Estimação, alertou semanas atrás para o perigo da leitura crítica picareta:

Ela tem toda razão! Só procure esse serviço com pessoas em quem você confia. Trata-se de um retorno sobre o seu trabalho que precisa ser bem fundamentado e muito sincero.

Naturalmente, leitura crítica afiada de verdade é aquela que desce o machado (mas com carinho), ou seja, feita por este que vos fala.

Fiz várias leituras críticas ao longo dos dois anos em que esta newsletter existe. A maioria dos clientes prefere manter sigilo sobre o serviço, o que é compreensível. Mas alguns não se importaram em compartilhar suas impressões:

Dan Massil: Deixei meu texto com o Machado: voltou aparado, enxuto e afiado. Uma lâmina literária!

Luciano Somenzari: Décio Machado faz uma crítica precisa, aponta falhas e traz um olhar que pode orientar tanto o leitor quanto o autor.

Max Esteves: O seu trabalho foi essencial para as correções de base do meu livro, e não me importo em divulgar essa colaboração.

Sued Almeida: Solicitei ao Décio uma análise crítica da minha obra. Com a análise, vi o quanto precisava melhorar e fiz todas as alterações sugeridas por ele. Acredito que meu texto ficou mais profissional e instigante de ler. Em 2026 enviarei outro texto pra ele analisar. Muito obrigado, Décio!

Rodrigo Magalhães: Sua leitura ajudou a lapidar pontos importantes no livro. Recomendo. O livro foi publicado e segui quase todas as suas observações. Abraço!

André Ghiggi: O teu trabalho é muito bom. Pode divulgar esta minha opinião. Estou quase terminando os ajustes. Abraço!

Valdomiro Martins: Décio Machado é um crítico literário verdadeiro, preciso e franco nas observações.

Sadraque Regis: Para mim, o diferencial do Décio é que, além da leitura crítica, em que ele conversa contigo o tempo todo, afiando o “Machado” (perdoe o trocadilho infame), ele é um crítico literário de fato. E ter o seu livro lido pelos olhos de um crítico faz toda a diferença.

Está escrevendo um romance? Quer uma leitura crítica 100% sincera? Ou um trabalho de revisão? Escreva para decio.machadada@gmail.com