Serei a única leitora neste mundo que não planeia: a) comprar um kindle b) abrir uma conta no Goodreads c) construir a sua própria agenda\diário? A primeira porque não acho muito prático gastar dinheiro numa cena só para ler, a segunda porque não tenho nem paciência nem tempo e a terceira pelos mesmos motivos acrescido do facto de não ter jeito. Nem sequer consigo fazer com que a minha própria letra se perceba...Ser leitor tornou-se uma coisa complicada e exigente.
22 comentários
-
Referes-te a quê? Ao bullet journal?

Paula 10.03.2017
A frequência com que leio e-books não justifica um kindle, e não tendo conta lá aprecio o Goodreads como ferramenta de pesquisa e para não me sentir sozinha quando não gosto de um livro que toda a gente adora. ;-)
Paula -
Sim, a isso...Mas já antes desta moda se encontravam muitos vídeos e tutoriais que ensinavam a fazer e a organizador agendas. É engraçado, mas dá trabalho e exige jeito. Eu leio bastantes ebooks, mas o telemóvel basta. Puxa, houve uma altura em que ninguém se calava com isso de kobos e Kindles. Também vou ao goodreads às vezes, mas prefiro as opiniões na Amazon...
-
Eu até gostava de ter uma agenda personalizada porque aprecio essas mariquices dos carimbos e autocolantes e afins, mas tendo tão pouco tempo livre dedico-o exclusivamente à leitura.

Paula 11.03.2017
E devia mesmo ter conta no Goodreads, porque às vezes sorteiam livros. Quem diz não a livros de graça?!
Paula -
Eu também gosto dessas coisas, aliás eu gosto de tudo que seja material de escritório\papelaria especialmente coisinhas fofas. Mas fazer...Uma vez vi uns marcadores lindos na net e fui tentar fazer: ficaram tão toscos, coitados (mas uso-os na mesma xD) É aliciante, mas ainda assim não me convence a abrir uma conta nisso...Há muitos blogs que fazem sorteio de livros, já ganhei vários.
-
Sortuda! Eu nunca ganhei nada, nicles... Mas não desisto!

Paula 13.03.2017
Paula -
Tem de se participar em vários, não só naqueles que nos interessam mais à partida. Eu só não participava tipo para ganhar livros de auto ajuda ou cozinha...De resto marchava tudo xD Deixei de fazer porque agora todos exigem ter facebook.
-
O quê? Não tens Facebook?! Dá cá mais cinco.

Paula 13.03.2017
Também já me aconteceu, conta no Facebook e no Twitter. No outro dia, uma condição era dizer qual é a casa do Harry Potter a que se pertence. Sei lá eu! E naquele momento pareceu-me mal estar a mentir inventando uma.
Paula -
Não tenho nem quero...Ainda agora vi um passatempo em que se pedia nome de seguidor no facebook ou do blog - óptimo, pensei eu mas depois no fim pediam o link da partilha...Ora batatas! Não podias inventar uma casa, tinhas de escolher uma xD
-
Nunca percebi o diário/agenda. O kindle é pratico, por teres todos os livros que quiseres ali. No entanto, chamem-me old school, mas para mim ler um livro também é folhea-lo, cheirar o papel, e estar sempre a esquecer-me do marcador
-
Eu leio ebooks, mas uso o telemóvel e às vezes o tablet - estava a falar de teres uma cena só mesmo para ler. Acho que não vale a pena quando os outros aparelhos também são capazes de cumprir essa função. Há pessoas que gostam de fazer a sua própria agenda personalizada, é giro mas só de pensar em ter de fazer trabalhos manuais desisto...lol.
-
a) 1º Não tenho dinheiro para gastar nessas coisas. 2º) Por razões de saúde, tenho de diminuir o meu tempo de ecrã.
b) Já o fiz para acompanhar um grupo de leitura. É uma excelente base de dados, a que já recorri para saber se tinha o livro X na estante - sim, eu faço dessas coisas - mas não a uso como rede social.
c) A minha agenda DIY é LINDA! E tem um caderno quase exclusivamente composto de notas sobre livros: que quero ler, que li, citações, listas e listas de livros. É também a agenda pessoal e de trabalho, sem a qual não conseguiria me organizar - mas essa parte não é tão divertida. -
Eu gosto de agendas e isso, mas não tenho jeito para fazer e nunca ficam bonitas como as que se vê na net. Também gosto de ler ebooks: em qualquer smartphone ou tablet dá para ler, não é preciso gastar dinheiro numa coisa específica. Não é tão desconfortável de ler como às vezes parece.
-
A minha agenda é linda mas só por fora. Costurei-a num tecido lindo que me foi oferecido por uma amiga. Já a minha caligrafia é um horror e não sei desenhar por isso... Acho que ninguém, além de artistas de desenho e pintura, têm agendas assim "tão bonitas".
Essa do ler no tlm é uma questão muito interessante. Não tenho esse hábito porque não me faltam livros em casa, mas numa aflição - sem livros - é uma excelente solução. Eu nunca imaginei que fosse tão cómodo ler em tlm. Confesso que me surpreendeu.
Mas pelo que li, os kindle mais caros são mesmo uma coisa à parte (pelo menos até a bateria ficar viciada), com uma experiência de leitura próxima do papel porque o ecrã é especial para o efeito, não há brilho ou reflexos mesmo no exterior. Já experimentei ler num tablet e desisti rapidamente.
-
Já nem falo dessas artísticas, mas de coisas simples - cortar, usar cores, colar coisinhas...Há pessoas que conseguem fazer coisas muito apelativas, mas eu sou a maior nulidade que existe. Também tenho uma letra horrível...Tenho vindo a aprender a gostar dela como é. Eu gosto bastante de ler no tel: dá jeito para ler dentro da cama e quando é preciso esperar em qualquer lado. Pelo tablet não leio tanto, acredito que o Kindle tenha outras condições mas para quem não está na disposição de comprar sempre são alternativas - já não tenho no quarto tomadas para tanto aparelho xD
-
Não és a única, não.

Clara 11.03.2017
Não passo no Goodreads nem na Amazon, um dos motivos é o de muitas opiniões serem compradas.
Sim, parece que a leitura é coisa de hoje. Uma grande complicação. Outra coisa que me (friso o me) aborrece é ver tanta gente a programar leituras mensais. Tudo feito ao milímetro, sabes?
São modas, acho eu. E carneirada também.
A blogosfera está a abarrotar de críticos literários e de sumidades.
Mas enfim, cada um faz como gosta. -
Também não tenho paciência para planear leituras assim. O que vão ler por mês, quantas páginas, quantos minutos..Ou ler em maratonas. Quanta complicação desnecessária. A minha única imposição é esta coisa de ler mais autoras - sem limites de tempo ou outros. Gosto mais de ler opiniões na Amazon do que no Goodreads - do problema de serem compradas, podes ler os que deram 5 estrelas e comparar com os que deram 2 xD
-
a) Não vivo sem o Kobo. Pronto, vivo, mas não é a mesma coisa.
Não comparo ler no ereader com ler no telemóvel/tablet. Não tem nada a ver. O ereader está preparado para a leitura, os outros dispositivos estão preparados para outras coisas e cansam os olhos. Para mim é um investimento que compensa. Nada contra ler nos outros dispositivos mas eu mais depressa abdico do tablet (que é velho, quase não tem memória e só uso para ler o jornal online que assino)
b) tenho uma conta do goodreads com a qual não perco muito tempo. Ainda assim é das minhas redes sociais preferidas: é sobre livros e raramente se encontra gente maluca
c) com tanta agenda à venda, perder tempo a construir uma coisa que vai acabar no lixo não é para mim que tenho 0 talento para cenas dessas. Tenho uma agenda no trabalho, que não sai de lá. Tenho uma agenda sem ano onde tenho os aniversários de toda a gente para não depender do facebook. Tenho dezenas de cadernos espalhados por secretárias, malas e afins onde escrevo se e quando me apetece. -
Ler no tel não me cansa - ainda ontem li vários capítulos de um livro enquanto estava deitada. Em qualquer fila ou sala de espera tiro da mala e leio um pouco. Prático e sem espinhas. Ler no tablet é mais cansativo e poucas vezes faço (o meu tablet não aceita ficheiros epub...Mistérios da tecnologia). Se a pessoa lê poucos ebooks ou se ajeita com outros aparelhos...Claro que Isto dos olhos é como cada qual. Pois, eu não tenho paciência para redes sociais de nenhuma espécie xD Concordo em relação às agendas: tenho montes de cadernos que fui comprando, são bonitos e foram baratinhos - e dão para escrever, que é o que importa
-
O que leio de ebooks, chega o tablet, não leio no telemóvel, porque ainda é do tempo em que o telemóvel só servia para fazer e receber chamadas.

Tenho conta e utilizo muito o Goodreads, em parte para ter uma biblioteca virtual onde registo todos os meus livros (lidos e por ler), fica mais fácil quando tenho dúvidas em relação a determinado livro e para ter uma ideia da opinião a determinado livro, com o passar do tempo, começamos a ter uma noção de quem são as pessoas que têm o mesmo gosto que nós.
Apesar de também não ter grande jeito, faço os meus registos num caderno que vou decorando conforme a disposição,mas é prática que já fazia.
Beijokas
-
O Goodreads é bom para quem gosta de organizar as suas leituras...Não tenho paciência para isso...Por acaso acho um bocado cansativo ler no tablet, mas no telemóvel é bom: não cansa muito e é prático. Acho que o uso mais para ler do que para falar com gente xD