Para mim, ano em que não vá a Espanha não é ano.
Assim, na necessidade de uma "escapadinha" de fim de semana, escolhi ir a Madrid, por ser mais fácil, rápido e mesmo mais barato que outros destinos em Portugal.
Não foi a minha primeira viagem à capital espanhola, mas foi a primeira vez que fui a esta livraria. Se, na primeira viagem, tinha ido à feira da Cuesta de Moyano, à Casa del Libro da Gran Vía e à La Central, desta vez foquei-me numa só livraria: a Librería Mujeres, livraria feminista fundada em 1978, na Calle San Cristóbal, a meio caminho da Puerta del Sol e da Plaza Mayor.
Apanhei a livraria já perto do horário de encerramento (20h30, à Sexta), para minha muita pena. No entanto, o meu objectivo era específico: Nada, de Carmen Laforet, livro que tinha já debaixo de olho. Gosto de planear as minhas compras de férias, no fundo.
É um lugar inspirador, com muita escolha (tivesse eu mais tempo para vasculhar...!). A selecção de novelas gráficas pareceu-me entusiasmante, bem como a selecção geral de literatura. Um lugar ao qual voltar (algo que só não aconteceu porque apanhámos a livraria na siesta).