Espero que não seja tarde demais para este post, mas aqui está o meu TOP5 das melhores leituras do ano passado. 2023 foi um ano bem complicado no meu âmbito pessoal, mas, apesar disso e de ter lido “pouco” em comparação com anos anteriores, as minhas leituras todas foram, num geral, excelentes.

Consegui ler 24 livros, a maioria sendo do gênero de suspense. Você pode conferir a lista dos 24 aqui. Dito isso, vamos ao meu TOP5, que está organizado pela ordem em que li cada um:

1. Os homens que não amavam as mulheres, de Stieg Larsson.

“Os Homens que Não Amavam as Mulheres” é um thriller de Stieg Larsson, o primeiro da trilogia “Millennium”. A história segue o jornalista Mikael Blomkvist e a hacker Lisbeth Salander enquanto investigam o desaparecimento de Harriet Vanger, descobrindo segredos sombrios da poderosa família Vanger. O livro aborda temas como violência contra mulheres, corrupção e luta por justiça, oferecendo uma trama repleta de suspense e reviravoltas.

Esse eu li depois de assistir o filme e juro para vocês que a tensão da leitura não diminuiu mesmo que eu já soubesse a resolução do mistério. Um thriller de primeira, sueco, de 528 páginas e publicado pela Companhia das Letras. Apesar de ser parte de uma trilogia, a história desse volume é completa, com início, meio e fim, então ainda não li os outros, mas espero ler.

2. A última casa da rua Needless, de Catriona Ward.

“A última casa da rua Needless” conta a história de Ted Bannerman, um homem com problemas de memória, que vive com a sua filha adolescente Lauren, e sua gata Olívia, em uma casa comum, no final de uma rua sem saída. Ted costuma beber sozinho em frente à TV e já foi interrogado pela polícia quando uma menina desapareceu por ali, há onze anos. Quando Didi, a irmã da menina desaparecida resolve se mudar para a casa ao lado, o que está enterrado há bastante tempo pode voltar para assombrá-los.

Li esse livro em dois dias ininterruptos, parando apenas para dormir. O enredo e a escrita são extremamente viciantes, a história definitivamente não era o que eu esperava. Para completar, temos mais de um narrador no livro e um deles (sim, é exatamente isso o que você vai ler) é a gata Olívia. Simplesmente perfeito!

3. O Impulso, de Ashley Audrain.

Blythe Connor está determinada a ser a mãe perfeita, mas enfrenta desafios quando sua filha Violet se comporta de maneira incomum. Seu marido acredita que é apenas uma fase difícil devido ao cansaço. No entanto, quando nasce o segundo filho, Sam, a experiência de Blythe é diferente. À medida que a vida parece se ajustar, um grave acidente desencadeia revelações surpreendentes, levando Blythe a confrontar a verdade sobre sua família.

Mais um thriller, surpreendendo zero pessoas (eu avisei vocês). Esse livro foi um daqueles que demorei a engatar, mas depois que comecei a entender a história, não larguei até que o livro acabasse. Ele é diferente, mas de maneira inteligente. O livro todo é narrado em primeira pessoa, então eu fiquei com aquilo de “até onde essa narradora é confiável?” e persisti nesse dilema, literalmente, até o fim.

4. Garota Exemplar, de Gillian Flynn.

O livro começa no dia do quinto aniversário de casamento de Nick e Amy Dunne, quando a linda e inteligente esposa de Nick desaparece da casa deles às margens do rio Mississippi. Sinais indicam que se trata de um sequestro violento e Nick rapidamente se torna o principal suspeito. Sob pressão da polícia, da mídia e dos ferozmente amorosos pais de Amy, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamento inapropriado.

Outro caso de livro que li depois de assistir o filme e, mais uma vez, cedi à uma narrativa maravilhosa e viciante. “Garota Exemplar” é tão melhor livro do que filme, apesar de eu AMAR o filme. O Nick Dunne é bem mais complexo, assim como a Amy e, por incrível que pareça, eu consegui entender OS DOIS LADOS. Dois personagens falhos, mas bem mais profundos do que eu conhecia. Sem dúvidas vale a leitura, mesmo que você já seja apaixonado pela Rosamund Pike na pele de Amy Dunne. Só vai.

5. Coração Morto, de Elli C. Almeida.

Celeste é a única filha mulher dos Moretto, uma família amaldiçoada e repleta de violência, e guarda muitos segredos sombrios. Tudo muda quando Pietro, antigo amigo de um dos seus irmãos, aparece na porta de sua casa e começa a demolir as defesas de Celeste.

Esse é um livro doloroso, carregado de raiva e angústia, mas que você não larga até acabar… e foi o que eu fiz. Ele é também sobre resiliência, sobre feridas que não desaparecem, mas transformam-se em cicatrizes que contam histórias de força. Para dar uma variada, rs, ele é uma fantasia urbana com pitadas de realismo mágico e uma narradora não confiável (coisa que eu gosto, se vocês observarem bem a lista hahaha).

Bônus: A cabeça do santo, de Socorro Acioli.

Perto de morrer, a mãe de Samuel pede que ele vá encontrar a avó e o pai desconhecido. Contrariado, ele percorre a pé o caminho de Juazeiro do Norte a Candeia, sob o sol do sertão cearense. Ao chegar, abriga-se na cabeça oca de uma estátua de Santo Antônio, onde ouve preces femininas sobre o amor.

Esse aqui chegou nos 45 do segundo tempo e virou um favorito! Inclusive, não me estenderei falando sobre ele, pois você pode conferir aqui a resenha completinha desse livro.

Essas foram as minhas leituras favoritas de 2023 e agora espero que 2024 seja tão bom de leituras quanto o ano passado foi. Você pode conferir o que eu ando lendo lá pelo Instagram.